Como escolher o seu coach

Como escolher o seu coach

O QUE É
É o processo no qual o coach (profissional da área) e o coachee (cliente) trabalham em parceria para alcançar um objetivo específico por meio de um planejamento estratégico. Pode ser contratado por empresas ou pessoas físicas.

QUANDO
O especialista pode ser contratado em qualquer momento da carreira, mas pode ser mais interessante quando o profissional é promovido, está se sentindo estagnado ou quer mudar de área.

QUEM
O primeiro passo para escolher o coach é buscar referências. Não contrate um profissional no escuro. Converse com pessoas que já fizeram o processo com ele e pergunte sobre seu modo de trabalho e os resultados atingidos.

FORMAÇÃO
Faça um processo seletivo, chamando pelo menos dois profissionais para uma conversa. Peça referências, pergunte onde se formaram, quais são suas certificações e quanto tempo têm de experiência.

EMPATIA
Além do currículo, preste atenção se o estilo do trabalho do coach se adapta ao seu. Há profissionais que seguem linhas mais ligadas à psicologia positiva, que dá valor maior às potencialidades, ou à psicanálise, por exemplo.

PAPEL
Não espere que o coach lhe dê as respostas para os seus desafios. É função dele, por meio de questionamentos, fazer com que o cliente tome as suas próprias decisões. Cuidado com profissionais que forçam resoluções rápidas.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo
Leia o artigo completo: Coaching ajuda a alcançar metas, mas é preciso ter cuidado com falsos gurus